28 março, 2010

Como Conquistar Seu Primeiro Emprego

Existe uma preocupação importante para muitos jovens: como conseguir seu primeiro emprego! Seja um estudante que precisa ajudar a família ou custear seus estudos, seja um universitário buscando estágio, seja um recém formado que esta “batalhando” para entrar no mercado e descobre surpreso, que seu suado diploma não é garantia de uma boa colocação profissional. O certo é que neste momento bate aquela insegurança, à dúvida e a incerteza de qual o melhor caminho seguir para vencer tamanho desafio.

Como fazer para ultrapassar esta barreira? Por onde começar? Como enfrentar uma entrevista de emprego sem tremer? E o currículo, como preencher? Estas e muitas outras dúvidas surgem e são absolutamente normais. Vamos ajudá-los a respondê-las a partir de agora.

No curso que ministramos para jovens que buscam o primeiro emprego, percebemos muita aflição, insegurança, falta de orientação, mas, sobretudo grande vontade de iniciar este processo. Mas é possível desenvolver um plano básico de marketing pessoal em dez etapas para conquistar seu primeiro emprego. Vamos apresentá-lo a seguir:

Etapa 1 - conhecer o mercado em que pretende atuar
O conhecimento do mercado que pretende trabalhar, será fundamental para traçar uma estratégia de sucesso na conquista de um emprego. Estas informações ajudarão na elaboração do currículo, na preparação para a entrevista. È importante escolher um tipo de atividade que realmente combina com sua maneira de ser, com suas habilidades e com sua personalidade.

Etapa 2 - elaboração do currículo
A elaboração de um currículo é uma tarefa relativamente simples, basta observar algumas regras básicas e incluir as informações contidas nos principais modelos pré-existentes. No entanto, o mais importante é incluir em seu currículo informações sobre suas habilidades e competências pessoais que irão ser importantes para seu futuro empregador.

Etapa 3 - preparação para a entrevista
Hoje, as empresas estão valorizando muitos aspectos comportamentais relacionados à inteligência emocional do candidato. É preciso se preparar, e destacar na entrevista suas habilidades comportamentais mais importantes para aquela empresa.

Também quanto maior conhecimento o candidato demonstrar sobre a empresa, suas características, os principais concorrentes, as principais competências necessárias para desempenhar bem as funções, e sobre o setor de atividade, maiores serão suas chances de influenciar positivamente o entrevistador.

Etapa 4 - desenvolvimento de competências comportamentais
As principais competências que precisam ser desenvolvidas são:

• auto-motivação – ou capacidade de se motivar independente das situações adversas.
• humor – que é a arte de gerenciar o próprio estado de espírito;
• produção de conhecimento – capacidade de crescer profissionalmente;
• liderança – capacidade de dirigir pessoas e tirar o melhor delas;
• relacionamento interpessoal – capacidade de se relacionar com as pessoas de forma eficaz;
• criatividade – capacidade de gerar novas maneiras de fazer tarefas;
• capacidade de sonhar – exercício de imaginar coisas impossíveis e criar condições para realizá-las.

Etapa 5 - desenvolvimento de competências técnicas
É preciso que o candidato tenha uma preparação técnica mínima para poder ser aceito pela empresa, de acordo com o cargo que almeja. É necessário descobrir as principais competências requeridas por esta empresa, e procurar preparar-se para elas. Faça um curso de curta duração caso seja necessário.

Etapa 6 - construir uma rede de relacionamentos
A networking, ou rede de relacionamentos, desempenhara papel importante para conquistar seu primeiro emprego. Relacione todas as pessoas que conhece. Listem familiares e parentes, para em seguida incluir os amigos e conhecidos. Depois faça a seguinte pergunta: que parente meu ou amigo pode contribuir, ou conhece alguém influente que poderia me ajudar neste processo de conquistar meu primeiro emprego?

Às vezes você não conhece ninguém próximo que poderia lhe ajudar diretamente, no entanto tem um amigo cujo pai trabalha em uma empresa que poderia ser uma boa opção de emprego ou estágio para você.

Etapa 7 - definir os meios para buscar uma vaga
Atualmente existe diversas forma para buscar uma vaga no mercado, vamos apresentar as principais:
• Anúncios em jornais.
• Sites de emprego na internet.
• Através de sua networking.
• Envio de currículo diretamente a uma empresa.
• Órgãos do governo como sine/agit, etc.
• Empresas de recursos humanos.
• Empresas de recolocação, entre outros.
O candidato poderá utilizar todas estas opções, pois assim aumentarão suas chances de sucesso. Algumas pessoas vivem dizendo que estão buscando emprego, no entanto pouco fazer para conquistar esta posição.

Etapa 8 – traçar objetivos e metas a serem alcançadas
Como diz o escritor inglês Lewis Carol, através de um personagem, na clássica história, Alice no país das maravilhas, “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

É preciso ter objetivos, traçar metas para podermos avaliar periodicamente se estamos obtendo ou não sucesso em nossa vida pessoal e profissional.

Etapa 9 - elaborar um planejamento
Agora chegamos à fase de transformar todas as informações apresentadas em um plano de ação. Este plano é fundamental, e será seu projeto de vida nos próximos dias, semanas ou meses, ele terá um grande impacto em sua vida daqui pra frente.
Etapa 10 - iniciar a execução do plano
Como diz o futurista Joel Arthur Barker: "Visão sem ação é um mero sonho. Ação sem visão só nos faz perder tempo. A visão e a ação juntos podem mudar o mundo”.

Vamos transcrever um texto que estava escrito na lareira do lendário HENRY FORD.

“Você conseguirá fazer tudo, se tiver entusiasmo. O entusiasmo é a varinha de condão que eleva sua esperança até as estrelas. O entusiasmo é o ritmo de seu andar, é o brilho de seu olhar, é o aperto de sua mão. É o irresistível volume de sua força de vontade e de sua energia para a concretização de suas idéias. Os entusiastas são combativos, eles têm fortaleza, possuem qualidades permanentes. Com ele haverá realização, sem ele, existirão apenas álibis.”
Gostaria de concluir este texto conclamando aos jovens a uma reflexão sobre estas propostas apresentadas. Algumas dessas idéias servirão como uma luva para sua vida, outras precisarão de adaptações para o seu caso. Mas o que importa, é que vocês chegaram aqui, no final deste texto, e isto já é uma primeira e importante vitória. Eu mesmo gostaria de ter lido um texto destes quando estava procurando meu primeiro emprego a vinte e cinco anos atrás. Agora só nos resta torcer para que todos vocês possam conseguir um ótimo emprego. Boa sorte!

Ari Lima

arilima@arilima.com

www.arilima.com

blog www.ari-lima.blogspot.com

(31) 8813 5871

Nenhum comentário:

Postar um comentário